Manutenção da CGD em França

Durante a greve na Caixa Geral de Depósitos.
A Intersindical FO-CFTC da Caixa Geral de Depósitos em França e a Comissão de Negociação eleita pelos trabalhadores desta Sucursal, tomaram conhecimento do comunicado emitido ontem à noite pelo Governo de Portugal, relativo à manutenção da Sucursal da Caixa Geral de Depósitos em França, no termo de negociações com Bruxelas trazendo alterações ao Plano de Reestruturação de Agosto de 2016.

Contrariamente ao que a Administração da Caixa Geral de Depósitos e a Direção Geral da instituição em França quiseram durante longos meses fazer crer aos trabalhadores, a alienação da Sucursal neste país estava prevista no Plano de Reestruturação concluído em 2016 como contrapartida da recapitalização da empresa pública.

A Intersindical e a Comissão de Negociação regozijam-se com esta decisão do governo que constitui uma primeira vitória após dois meses e meio de greve, mais de uma dezena de manifestações e diligências ao nível político, como as audiências junto da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA), da Presidência da República e dos grupos parlamentares do BE, CDS, PSD e PS.

A Intersindical representativa dos sindicatos maioritários da Caixa Geral de Depósitos e a Comissão de Negociação agradecem a todos os atores, partidos políticos em Portugal, centrais sindicais em França, clientes e organismos públicos que os apoiaram neste movimento contra a privatização da CGD em França e a continuidade do serviço público à clientela portuguesa em França.

A Intersindical FO-CFTC e a Comissão de Negociação saúdam os trabalhadores pela sua mobilização sem falha durante os dois meses e meio de greve que se traduziu nesta primeira vitória ao mesmo tempo que os asseguram da sua indefetível determinação para continuar a pugnar por: o respeito do direito à informação dos trabalhadores; a não - discriminação dos trabalhadores que se mobilizaram; e uma política de  management digna de um grande banco público como a CGD, respeitoso dos assalariados, dos clientes, das regras da compliance e das leis dos dois países.

Por fim, a Intersindical e a Comissão de Negociação estão empenhadas em partilhar, com a emigração portuguesa em França, esta primeira vitória, decorrente da luta pela manutenção neste país, do seu (nosso) banco público, a saber: a Caixa Geral De Depósitos!

Paris, 27 de Julho de 2018

Intersyndical F.O. - C.F.T.C. e Comissão de Negociação