O voto digital é a solução

A Associação TSP – Também somos portugueses defende o voto digital como meio de ultrapassar definitivamente o problema dos muitos milhares de portugueses – dentro e fora de Portugal - que não vão conseguir votar nas próximas eleições legislativas.

Há centenas de milhares de portugueses que estão neste momento em risco de não poderem votar.

Em Portugal, prevê-se que centenas de milhares de portugueses estarão confinados no dia das eleições. Ou não poderão votar, ou ser-lhes-á dada a possibilidade de votar mesmo assim, o que colocará em risco os outros eleitores e os membros das mesas de voto.

No estrangeiro, os portugueses votam principalmente por voto postal. Esta poderia ser uma possibilidade em Portugal, mas é um processo que demora algum tempo a organizar. Fora de Portugal este sistema já funcionava mal em vários países. Nas últimas eleições legislativas não chegou praticamente nenhum voto da África do Sul. Neste momento, devido à pandemia, o sistema postal está próximo do colapso em países tão evoluídos como o Reino Unido. A Associação Cívica TSP – Também somos portugueses, receia que, apesar dos esforços da Administração Eleitoral, o número de votos da emigração anulados bata recordes por chegarem fora do prazo.

Desde o seu nascimento como movimento para a simplificação do recenseamento e voto dos emigrantes que a agora Associação Cívica TSP defende o voto eletrónico remoto para a emigração. Essa luta tem tido progressos, pois o Ministério da Administração Interna, em conjunto com a Agência da Modernização Administrativa e o Ministério dos Negócios Estrangeiros têm estado a trabalhar em conjunto num piloto de voto digital para as próximas eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas. Infelizmente a dissolução da Assembleia da República atrasou o processo.

A TSP defende que o voto digital é a solução para os problemas do atual sistema eleitoral, que na prática retira o direito constitucional do voto a milhares e milhares de portugueses. Portugal é um país inovador e com técnicos de nível mundial, que podem produzir um sistema de voto eletrónico remoto seguro, testado e auditável. A TSP lamenta que o atraso na adoção desta solução deixe o país na situação em que se encontra neste momento. Por isso a TSP apela aos futuros representantes da nação, que na próxima legislatura assumam a sua dívida perante os que não vão conseguir votar, e alterem a lei eleitoral de forma a permitir em breve o voto digital que todos os portugueses merecem.

A TSP - Também somos portugueses é uma Associação Cívica internacional que defende os direitos dos milhões de portugueses no estrangeiro. Já está implantada em Portugal, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Estados Unidos.

Também somos portugueses
Rua Cidade de Malange, 178, r/c C